segunda-feira, 29 de agosto de 2016

 SASTIMATA!





Sastimata!!!Boas vindas a todos! Este é o primeiro post, portanto traz um breviário da historia de nosso povo e do blog em si. A necessidade e dificuldade em encontrar fontes e material de pesquisa fiel e seguro a respeito de nossas tradições me fez começar a pensar neste projeto,que,por muitos anos,protelei por simples receio de como isto seria visto por ciganos e gadjons, alem do tolo receio de pensar que,por não possuir formação publicitaria e jornalistica alguma, isto faria com que eu não tivesse capacidade de criar paginas,blogs,livros,enfim...mesmo vendo que estes cresciam de maneira exorbitante a cada dia...rsrs. Por fim,algumas amigas,dentre elas a professora e coreografa Ruth (cujo alem da longa amizade de mais de 15 anos, faço parte da companhia), a dançarina e erveira Nice Nunes,cigana sinteza (também conhecidos como manoush), e,mesmo que de maneira indireta, a dançarina,coreografa e professora Nilza Leão (por sua paixão e seriedade na pesquisa das danças folclóricas de origem cigana), conseguiram fazer com que todos os medos,incertezas e inseguranças caíssem por terra...Certamente,nem elas sabiam no que estavam ajudando...rsrs.

Vamos,então, ao que interessa!!! Primeiramente, uma breve apresentação. Meu nome e Leila Costa,sou cigana de família andaluza e marroquina, o que alguns chamam de moura,e desde muito jovem estudo e pratico danças de origem cigana,como zambra ( a despeito do que contradizem alguns,e uma dança de origem cigana, dita assim por todos os nossos mais velhos,sem exceção),kalbelia,ghawazee,sulukule,chocek,tchiftdelli,karsilama,manea,zeibek,kawlya,romane,ka-romane,dentre outras. Estudei dança do ventre com algumas renomadas professoras,como Lulu Sabongi,Hayet Xerfan e Sofia Fahd, o que me trouxe mais domínio de algumas técnicas, alem de dança afro,Ballet clássico,moderno e contemporâneo,estes últimos estudados durante minha graduação. Optei pela graduação em dança,o que me trouxe,verdadeiramente,uma outra visão a respeito de nossas danças e,deu o primeiro insight sobre a necessidade de estudos e divulgação acadêmicas a respeito das danças ciganas tradicionais. Ainda recordo o primeiro dia de aula,onde todos estavam muito felizes por poder seguir uma licenciatura plena em dança em uma universidade publica federal, cada um com seus conhecimentos técnicos em danças clássicas,e,la estava eu,a cigana. Jamais esquecerei o quanto me senti frustrada ao ouvir de meus colegas que minha dança não tinha técnica. Isto foi suficiente para que eu solicitasse uma pauta para dar aulas de dança cigana,como minha atividade de extensão,provando a todos os que,com muita dificuldade,conseguiam acertar uma combinação de passos dentro do ritmo musical,que nossa dança possui e requer muitos anos de técnica e estudos para sua perfeita execução.

Gostaria de deixar claro aqui,que não desmereço técnica alguma,assim como espero que qualquer um que se considere um pesquisador serio de dança,não o faça.

A partir deste primeiro ponto,me vi em uma missão de fazer com que nossa dança deixasse de ser, tao erroneamente,desmerecida. E aqui esta,o que penso ser mais um grande passo.

Este blog,traz a todos os que buscam aprofundar seus conhecimentos,informações sobre cultura cigana, abrangendo danças, tradições, culinária, herbarium, musica, enfim... Esta e a Tsara de Sara,ou Casa de Sara. Aqui,todo aquele que busca e entra com amor sera muito bem vindo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário